segunda-feira, 26 de janeiro de 2009



Este assunto é mais do que discutido, há ideias e mais ideias e cada uma tem a sua não é... bem digamos que não somos pessoas 100% decididas quanto a esse assunto... Vamos tentar explicar-nos
Primeiro, achamos que matar alguém não é um bom principio. Independentemente da razão porque se faz. Estudamos muito sobre a eutanásia e a distanásia. Vimos filmes impressionantes sobre isso (além do Mar Adentro vi outro que não me lembro o nome). Mesmo assim não é facil termos uma decisão 100% coerente...
Acreditamos que muitas pessoas pedem eutanásia porque estão desesperadas, porque perceberam que a sua vida não vai ser a mesma, porque são completamente dependentes e nada faz sentido, porque têm dores e não querem ficar assim até ao fim da vida. Muitas pessoas estão deprimidas, e como sabem, a depressão pode levar ao suicidio, e já que elas não o podem fazer, pedem para lhes tirar a vida. Se nos pedissem para efectuar a eutanásia não o faríamos. Não eramos capazes, não conseguiriamos viver bem conosco mesmo!!!. Acreditamos que existem outras soluções... tudo parte da rede de apoio que as pessoas que querem a eutanásia têm. Lógico (ou nao...) que alguém que não tem ninguém, que não tem a medicação adequada para as suas dores e esteja realmente a sofrer peça para morrer. Mas se calhar que a rede de cuidados paliativos funcionar em condições, e proporcionar a melhor qualidade de vida possível ás pessoas mais dependentes, se calhar repensariam essa sua decisão. Sentiam-se apoiadas pelos familiares (apesar de provavelmente se sentirem mal por estarem a dar "trabalho") e arranjariam novos objectivos de vida... Há exemplos de pessoas que são completamente dependentes e que não pedem para morrer... alguma razão será...!!!
Nos hospitais, há muitos doentes que têm tal sofrimento (então quando têm o corpo cheio de feridas é de meter dó...) que chegamos a pensar que se eles morressem ao menos não sofriam... é verdade, pensamos isso. Custa-nos ver o sofrimento, mas não seriamos nós que iriamos terminar com ele, pelo menos dessa maneira.
Por outro lado... dizemos vezes sem conta se algum dia nos virem, cheia de feridas, sem familia e sem apoios, a agoniar em dor... por favor, matem-me. nos somos a favor da eutanásia.
Esperemos que daqui a pouco tempo as condiçoes de saúde estejam melhores para que as pessoas nem sequer pensem em eutanásia.

Sem comentários: